Adoção de Animais Adultos

24 set

Talvez você já tenha pensado “Por que eu adotaria um animal adulto quando posso ter um filhotinho bonitinho e fofinho?”


Pois saiba que, para muitas pessoas, adultos podem ser as melhores opções!!

Veja, em um animal mais velho, encontram-se qualidades desejáveis, pertinentes à sua própria maturidade. Além disso, animais adultos, em geral, toleram melhor serem deixados sozinhos por 8 horas seguidas (o que é bom para uma família cujos membros trabalhem e passem o dia fora de casa).

A maioria das pessoas quer um animal novo, mas não percebem que cães e gatos continuam novos e em desenvolvimento após 6 meses de idade. Não é fácil fazer com que o público reconsidere esse “preconceito” contra os animais mais velhos, mas vale à pena tentar.

Existem ainda vários outros fatores positivos para se adotar um animal mais velho. Veja alguns:

  • Alguns já foram castrados, o que poupa despesas ao novo proprietário.
  • Não há mudança física acentuada e nem aumento de tamanho em um animal adulto, assim o proprietário fica com o que vê no momento da adoção.
  • Os animais mais velhos também são os que já souberam o que é a companhia humana e são os que mais sofrem quando a perdem.

Quando estiver procurando um novo animal, não deixe de levar em consideração um animal adulto. PODE HAVER UM PERFEITO PARA VOCÊ ! E você vai ficar muito feliz e satisfeito quando descobrir que bons cuidados e boa alimentação transformam um cão abandonado em um lindo cão de companhia, que vai lhe ser muito fiel!

Um Carinho Especial ao Velho Amigo

Você pode nem ter sentido, mas os anos passaram e seu melhor amigo não é mais o mesmo: já não pula tão alto, dorme mais, tem menos pêlos… É isso mesmo: seu cãozinho chegou à terceira idade. E, assim como as pessoas, ele precisa de cuidados especiais para evitar ou retardar doenças e não se sentir sozinho.

A média de expectativa de vida dos cães varia muito de acordo com as raças – normalmente os de grande porte envelhecem em menos tempo do que os pequenos. De uma maneira geral, é importante que os cuidados sejam tomados a partir dos 7 anos de idade. A começar por uma visita ao veterinário.

– É importante fazer um check-up do animal, com avaliação cardíaca e respiratória

Com o passar do tempo, o animal sente mais frio, vai perdendo o olfato, a audição e pode até ter a visão comprometida por cataratas.

Eles também mudam de comportamento: tendem a dormir mais e a ficar mais isolados, sentindo-se mais sozinhos. Por isso, assim como os cuidados médicos, é importante que o dono dê muito amor e atenção ao seu velho amigo.

(Extraído de “BEM VIVER” de 23 de março de 2003)


O Abandono de Animais Idosos

Lembre-se de todo amor que seu animal de estimação lhe deu durante sua vida.

Agora que ele está idoso, não o deixe de lado, nem o coloque no carro e o abandone na praça mais próxima! Se você não cuidar dele, quem vai cuidar?

Não faça com ele o que não quer que seu filho um dia faça com você. Dê um bom exemplo de vida!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: