É FACIL VIVER COM OS OLHOS FECHADOS

6 jun

Ética é a palavra do momento! Por enquanto apenas letras que buscamos dar significância e queremos desesperadamente trazer para o cotidiano presente. Mas talvez o problema esteja em sentarmos na poltrona do sofá assistindo aos jornais da noite esperando que a tal ética venha sozinha. Ela não virá! Temos que exigi-la do outro e de nós mesmos.

E como podemos aplicar a ética aos animais não humanos? Se retirarmos a palavra “humano” desse questionamento e colocarmos o termo sencientes, estaremos todos no mesmo grupo: animais que sentem dor.

No filme de curta metragem “A condição canina” dirigido pelo Mestre chinês Jia Zhang Ke em 2001, em que retrata uma pequena cidade rural na China, homens ensacam pequenos filhotes em sacos plásticos. Durante todo o filme, ouvimos os ganidos desesperados dos bichinhos e as sacolas se mexendo. Porem, um dos cachorrinhos consegue furar um dos sacos conseguindo testemunhar as risadas dos homens e os cães adultos acorrentados e maltratados para posterior consumo. Brutal e aterrador, mas qual a diferença dessa descrição para o momento em que vivemos hoje 13 anos depois, num país muito mais desenvolvido economicamente em seu interior do que aquela China retratada no filme? Com certeza diremos que nossa ética é muito maior. O que nos diferencia é não comermos animais domésticos, mas como tratamos esses e os animais de abate durante sua vida?

Imagem

O filósofo Peter Singer, defensor dos direitos dos animais o qual inspirou o famoso filme “Babe, o porquinho atrapalhado”, alias infinitamente mais agradável de assistir do que o curta chinês, afirma que as ideias éticas mais básicas são atemporais e que podemos descobri-las sozinhos usando a razão, mas a forma com as entendemos e seus limites dependem do estágio de desenvolvimento da sociedade em questão e das influencias religiosas ou culturais que mudam de tempos em tempos.

ImagemImagemImagem

Essa é a hora de repensarmos as correntes e os confinamentos dos animais sencientes.

QUER LER MAIS SOBRE O ASSUNTO? ACESSE http://zh.clicrbs.com.br/rs/entretenimento/noticia/2013/08/as-ideias-de-peter-singer-sobre-a-libertacao-animal-4245784.html

Matéria publicada na coluna da Apanvi no JORNAL FOLHA

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: