A BICHARADA E O CALOR: CUIDADOS

11 fev

Nesses dias de calor é preciso estar atento à bicharada, os cães, por exemplo, dependem da respiração para manter a temperatura corporal adequada, mantê-los em locais abafados como carros ou em situações de estresse prolongado pode aumentar a temperatura corporal em até 42°C provocando desde vomito até parada cardíaca.

Raças com focinhos curtos como Bulldogs, Pugs, Boxers, Shitsus, e Lhasas Apso possuem uma dificuldade maior em conservar a temperatura adequada, mantenha seu animais em local sombreado e ventilado e com água fresca em abundancia.

Já os gatos precisam ainda mais manter-se hidratados no verão, já que com a perda de água podem desenvolver doenças do trato urinário, muito comum nesses peludos. Mantenha potes de água fresca em vários locais da casa. Outra maneira de estimular a hidratação é ter uma pequena fonte de água para os bichanos, o movimento constante da água estimula o animal a beber.

Os peludos precisam de 60ml de água por quilo, ou seja, um animal de pequeno porte com 5 kg precisa tomar 300ml(um copo grande) de água por dia, e um patudo de médio porte com 15 a 20 kg precisa tomar pelo menos 1 litro e meio de água por dia para manter-se saudável.

É também no verão mais seco que os carrapatos e as pulgas se reproduzem com facilidade, elas precisam de uma poeirinha para enrolar seus ovos e se multiplicarem rapidamente. Manter as casinhas bem arejadas com limpeza freqüente é fundamental para afastar os parasitas, lave com água sanitária, borrife antipulgas no local e no animal, lave as caminhas… E quanto ao banho da bicharada o melhor é diminuir a freqüência para aumentar o efeito do antipulgas.

Nos passeios lembre-se de levar água fresca, vale passar protetor solar nos focinhos e orelhas dos animais com a pele clara e sensível. Ah! E mais importante, fique atento ao horário das caminhadas, o asfalto esquenta rapidamente podendo queimar os coxins da rapaziada (aquelas almofadinhas das patas).

Quanto a alimentação se preocupe em deixar a comida em local seco e ventilado, até mesmo a ração industrializada pode estragar causando doenças e mal estar nos animais. Uma das situações campeã de denuncia na associação são os potes de comida sujos com restos fermentando no calor, ou potes de água vazio. Ofereça a água em potes pesados (existem os de cimento ou de metal a venda nos pets e agropecuárias) ou chumbados no chão, vale até colocar um peso no fundo do pote (como uma pedra) para mantê-lo com água. Quanto à comida mantenha os potes limpos após o uso e ofereça em local fresco e sombreado.

Cuide com carinho do seu amigo neste verão e bom divertimento.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: